PROJETOS CONTEMPLADOS 2012

Conheça os contemplados na 1ª edição do PRÊMIO EMPREENDEDOR CULTURAL:

6º Fetism – Festival de Teatro Independente de Santa Maria

Sinopse:

É uma mostra cênica não-competitiva de espetáculos locais, nacionais e internacionais, que visa a difusão e a fomentação das artes cênicas no cenário cultural da região. Além da mostra, acontecem oficinas e mesas redondas que complementam o caráter formativo do projeto. O evento é sediado em Santa Maria, mas inclui mais duas cidades vizinhas. A programação será formada pela Mostra de Espetáculos Noturnos em Santa Maria, 4ª Mostra de Teatro de Rua que circulará nas três cidades. As oficinas e debates acontecerão também nas três cidades.

Proponente: Luise Scherer Carvalho
Abrangência: Santa Maria, Dilermando de Aguiar e São Vicente do Sul
Segmento: Artes Cênicas

Antiga Igreja de Ivoti: Palco Sagrado da História

Sinopse:

O projeto prevê a criação, produção e apresentação do espetáculo teatral que contará a trajetória da Antiga Igreja Matriz de São Pedro de Ivoti, patrimônio histórico e artístico tombado pelo IPHAE. A montagem será feita através de chamada pública nas comunidades dos municípios vizinhos, abertos a quem quiser. A ideia é preparar a comunidade com aulas de teatro, expressão corporal, técnica vocal, confecção de cenários e figurinos, iluminação e ensaios para encenar em frente à igreja no período da noite, privilegiando uma iluminação cênica especial. O espetáculo contará com a participação da Camerata Ivoti e do Coral Santa Cecília para a execução da trilha sonora ao vivo.

Proponente: Valorize Assessoria
Abrangência: Ivoti, Presidente Lucena, Estância Velha, Dois Irmãos, Lindolfo Collor e Morro Reuter
Segmento: Artes Cênicas e Música

Biblioteca Itinerante Mala de Garupa

Sinopse:

O projeto prevê a itinerância de um acervo literário e audiovisual de autores gaúchos, acondicionados em malas de garupa e conduzidos por cavalarianos. Através de agendamento, as escolas e grupos de terceira idade poderão receber a caravana por 15 dias, onde poderão usufruir do acervo, além de uma palestra sobre tradicionalismo, uma oficina sobre o resgate de brinquedos e brincadeiras, uma contação de histórias, uma sessão cineclubista e uma tertúlia com a participação de invernadas artísticas. O local será ambientado com uma barraca, bancos, prateleiras e acessórios no intuito de proporcionar um clima propício às atividades que propõe o projeto.

Proponente: CTG Querência
Abrangência: Arroio do Meio e Lajeado
Segmento: Literatura

Concurso Fotográfico: “Fotógrafo Brasil Vidal”

Sinopse:

O projeto visa construir habilidades e competências na arte fotográfica, através de formação em oficinas e um concurso fotográfico a serem realizados nos 8 municípios do programa. O projeto ainda realizará uma exposição fotográfica e produzirá cartões postais, procurando valorizar e divulgar as paisagens locais da comunidade do Centro Serra.

Proponente: FEJÃO
Abrangência: Sobradinho, Arroio do Tigre, Passa Sete, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Segredo, Tunas, Estrela Velha
Segmento: Artes Visuais

Cultura e Inclusão Social

Sinopse:

O projeto realizará a oficina Comunicação, no intuito de estimular a leitura. A oficina é elaborada, produzida e apresentada pelos alunos em rádio comunitária local, proporcionando o exercício da criação e produção em um veículo de comunicação, apresentando temas de diferentes natureza, como a cultura, o meio ambiente, literatura, etc.

Proponente: CTG Clareira da Mata
Abrangência: Caçapava do Sul
Segmento: Literatura

Filho do Mestre

Sinopse:

Projeto composto por quatro shows com apresentação de quatro músicos, filhos de artistas, igualmente músicos do RS. Os músicos serão selecionados através da curadoria de Angela Flach e as apresentações acontecerão, uma por mês, na cidade de Dois Irmãos, na antiga Matriz de São Miguel. Além dos shows, será confeccionada uma minientrevista que descreverá a trajetória dos músicos convidados e seus pais. Haverá também um bate-papo entre o artista e o público.

Proponente: Dinâmica Ltda
Abrangência: Dois Irmãos
Segmento: Música e Literatura

O Mamulengo como Via de Reflexão Social

Sinopse:

O projeto consiste na montagem de um espetáculo teatral de mamulengo pelo grupo TIA – Teatro Ideia e Ação e uma circulação em cinco localidades de Canoas. Junto com o espetáculo, o projeto oferece debates com a comunidade e a classe artística sobre as temáticas do espetáculo, a trajetória do grupo, o folclore brasileiro e o movimento de teatro popular no Brasil. Também será oferecido um workshop sobre o processo de montagem e manipulação de mamulengos como forma de disseminar os saberes e promover a cultura popular. As atividades serão proporcionadas de forma gratuita e descentralizada.

Proponente: Grupo TIA
Abrangência: Canoas
Segmento: Artes Cênicas

Programa Transul – Programa de Formação e Qualificação de Produtores Musicais Independentes

Sinopse:

O programa Transul objetiva um processo de formação e qualificação de produtores musicais independentes no intuito de consolidar uma micro-rota de circulação de atrações musicais entre as quatro cidades. O programa resultará no laboratório de realização de uma turnê durante o Festival Grito do Rock 2013. Estão envolvidas as seguintes ações: 1) Coluna Transul – suporte na organização e produção do evento nas cidades; 2) Observatório de sustentabilidade – programa on line sobre o planejamento e viabilização do festival; 3) Turnê – experimento de circulação de uma banda em cada localidade.

Proponente: Claudia Eliane Rocha da Silva
Abrangência: Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Esteio e Campo Bom
Segmento: Música

Projeto Grupo Cordas

Sinopse:

O projeto busca promover aulas de instrumentos de cordas (viola, violino, violoncelo e contrabaixo) e de teoria musical para um grupo de 40 alunos que por sua situação socioeconômica estão em situação de vulnerabilidade social. Pretende também formar um grupo musical do tipo Orquestra com um repertório de musicas eruditas ou populares arranjadas para esta formação. No decorrer do projeto serão realizadas duas apresentações do “Grupo Cordas” para a comunidade onde está inserido e para os familiares dos alunos.

Proponente: Fundarte
Abrangência: Montenegro
Segmento: Música

Somos Todos Um para uma Cultura de Paz

Sinopse:

Por meio de realizações de oficinas de arte-educação nas áreas de dança, teatro e música, objetiva-se proporcionar a 150 crianças e adolescentes da periferia urbana de Santa Maria, experiências criativas capazes de desenvolver habilidades artísticas e promover a elevação da autoestima. A temática central das oficinas será a cultura Afro-Brasileira e Indígena, a ser trabalhada de forma lúdica, por meio de contos, lendas e mitos que edificam a cosmovisão desses povos tradicionais. Ao final do período de realização das oficinas nas escolas públicas parceiras será construído um espetáculo, com entrada franca, no Theatro Treze de Maio.

Proponente: Oca Brasil
Abrangência: Santa Maria
Segmento: Artes Cênicas

Unicultural: Cultura, Cidadania e Igualdade Racial

Sinopse:

O projeto realizará oficinas de percussão com ritmos brasileiros, oficinas de dança (street dance, hip-hop, samba e ritmos brasileiros) e oficinas de leitura, artes e dramatização para comunidades de origem afro-brasileiras que estão inseridas no município de Santa Cruz do Sul.

Proponente: Sociedade Cultural e Beneficiente União
Abrangência: Santa Cruz do Sul
Segmento: Música, Literatura e Artes Cênicas