thumb_IMG_8102_1024

Conheça os projetos finalistas do Prêmio Empreendedor Cultural

A Comissão Curadora da terceira edição do Prêmio Empreendedor Cultural selecionou 15 projetos finalistas e que irão participar da Residência Sociocriativa nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro no Hotel Dom Rafael Cerrito, em Santa Maria-RS. Durante os três dias, o curador do Prêmio Empreendedor Cultural, André Martinez, facilitará uma oficina imersiva onde os pré-selecionados colaborarão para aprimoramento das suas propostas. Conheça os projetos indicados e que vão disputar a fase final do Prêmio:

RUA COBERTA DE CRIANÇAS

RUAS COBERTAS DE CRIANÇAS

MOSTRA DE PRODUÇÃO MUSICAL AUTORAL INFANTIL GAÚCHA

Pais, mães e filhos compartilham momentos transformadores em oficinas de musicalização em família. Realizado por artistas consagrados da musica autoral infantil – os grupos Aquarela e Cuidado que Mancha e o músico e escritor Cláudio Levitan – o projeto contempla ainda workshops para educadores e concertos abertos ao público.

Empreendedor: Jazz Produtora de Arte (São Leopoldo)

LAMBE LAMBE

BIKE LAMBE-LAMBE

TEATRO SOBRE RODAS

O teatro na caixa. A caixa na bicicleta. A bicicleta mundo afora.

Feito por jovens em situação de risco social, o teatro lambe-lambe passeia sobre rodas, encantando a cidade com sua poesia. Os espetáculos de animação, criados pelos jovens protagonistas em suas comunidades, terão curta duração e serão apresentados individualmente para cada espectador em diferentes pontos da cidade.

Empreendedor: Companhia de Teatro Entre Linhas (Novo Hamburgo)

PERIFERIA EM MOVIMENTO

Redes comunitárias se articulam e a periferia recebe um cortejo cheio de arte e consciência social. Direitos humanos são a tônica desse projeto que levará apresentações teatrais e seminários para cinco bairros de periferia. A experiência, totalmente participativa, será compartilhada em conteúdos para internet e em um documentário.

Empreendedora: Mariana Abreu dos Santos. (Canoas)

PÉ DE VELA

ARTE E SUSTENTABILIDADE

Pedras no caminho não vão parar essa trupe! A dupla teatral percorrerá rodovias gaúchas de bicicleta para difundir práticas que aumentam a qualidade de vida e cuidam do meio ambiente. Serão sete cidades que receberão um espetáculo de rua e oficinas e feiras de troca de sementes.

Empreendedora: Renata dos Santos do Nascimento (Esteio)

ARREBANHANDO

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA URBANA

Para criticar o uso desenfreado das mídias sociais, uma artista transforma sua própria casa em ocupação cultural. Serão nove diferentes oficinas: cerâmica, pintura em tela, desenho, fotografia, música, horta e alimentação orgânica, reciclagem de papel, identificação de espécies de pássaros e música. Uma relação mais integra entre seres humanos e o ambiente é, sim, possível. E aqui se faz através da arte!

Empreendedora: Claudia Jung (Arroio do Meio)

A ARTE A SERVIÇO DA ALPHORRIA

Um lugar para fortalecer. Em uma região de forte colonização europeia, uma ONG será espaço de uma série de atividades que buscam valorizar a diversidade e difundir a cultura negra. Serão oficinas de capoeira, dança afro, beleza negra, culinária afro e percussão, além da criação e execução de uma intervenção cultural de raiz afro-sul-rio-grandense.

Empreendedor: Everton Teixeira Produtora (Venâncio Aires)

FRONTEIRA CRIATIVA

Um lugar para ampliar os limites. Produtores culturais se articulam em redes colaborativas para empreender e transformar a fronteira Brasil-Uruguai em polo da economia criativa na América do Sul. Serão seis meses de encontros com artistas, profissionais e pesquisadores em criatividade, cultura e inovação para ativar a economia criativa da região fronteiriça gaúcha com o Uruguai.

Empreendedora: Amanda Ziani (Santana do Livramento)

HORIZONTE DE NEON

Performance de dança na rua e streaming de videodança se interconectam em um espetáculo transmídia para refletir sobre presença das tecnologias nas relações interpessoais. O processo de criação e os aprendizados resultantes serão compartilhados em um documentário.

Empreendedor: Denisson Beretta Gargione | KHAOS Cênica (Canoas)

PRODUÇÃORS.COM.BR

Olhares múltiplos em um encontro improvável, porém, produtivo. Produtores gaúchos que moram em outros estados e países se juntam com produtores de outros lugares do Brasil que vivem no Rio Grande do Sul para debater diferentes formas de se produzir cultura. Cada produtor irá produzir um evento conforme sua área de atuação, além de palestras, intercâmbio de experiências e alianças que prometem agitar a pequena cidade do Vale dos Sinos.

Empreendedora: Claudia Kunst (Dois Irmãos)

QUIXOTE

O GIGANTE DA FIGURA TRISTE

Boneco-máquina gigante percorrerá as ruas, em suas andanças a procura de “Sanchos” fiéis escudeiros para sua utopia. “-Mudar o mundo Sancho, não é loucura, não é utopia, é justiça”. As palavras de Cervantes se materializam em performances de arte pública e oficinas de manipulação, convidando a uma reflexão mais que pertinente nos dias atuais.

Empreendedor: Grupo de teatro De Pernas pro Ar (Canoas)

RAMIFICANDO AS RAÍZES DA PAZ

Há quem diga que verdadeiras mudanças precisam ser sentidas pelo corpo. Esta Cia. de Dança promove, através de vivências e palestras, o respeito à diversidade. Estudantes, professores e gestores escolares de cinco cidades receberão essas atividades que versam sobre a profundidade e a beleza das culturas nordestina e africana.

Empreendedora: Denise Azeredo (Ivoti)

VIVA PRAÇA

VIVA PRAÇA

As praças estão vazias? Então ocupe com música, teatro, dança, encontros, cultura e conscientização ambiental. Ocupe. Eis o convite para a mobilização de lideranças comunitárias e agitadores culturais, direcionando o olhar da comunidade e administração pública para os espaços subutilizados.

Empreendedora: Luana González Khodjaoghlanian (Novo Hamburgo)

BURACO

BURACO: DISCURSO DO INVISÍVEL

Pneus, câmara, ação! A rua se transforma em um grande palco para interferências urbanas e espetáculo de um coletivo de bailarinos oriundos de bairros, grupos e escolas da região. Com um cenário composto de pneus e câmaras, as performances dialogam com a obra de Beckett sobre o fazer artístico.

Empreendedor: Art & Dança Espaço Cultural (Canoas)

CAMARIM: LUZ E CENA

Iniciativas independentes de grupos e artistas de diferentes áreas se organizam para ocupar e dar vida a espaço cultural icônico no centro da cidade. Um ato de resistência que pode transformar a realidade dos fazedores de arte e cultura locais.

Empreendedora: Simone Bencke (Santa Cruz do Sul)

MAFUÁ

MAFUÁ TRIO INSTRUMENTAL

CONCERTOS AO ARREBOL

A música instrumental chega a pequenas cidades que têm pouco ou nenhum contato com esse gênero musical e ocupa o lugar onde as pessoas mais costumam frequentar: a frente das igrejas. Estes delicados encontros – concertos para o público adulto e conversas musicadas para crianças e adolescentes – serão registrados em formato audiovisual através de equipe de produção especializada, e posteriormente veiculados nas redes sociais, em datas previamente divulgadas.
Empreendedor: André Galarça (Santa Maria)

 

Programação Prêmio Empreendedor Cultural:

Residência Sociocriativa: 17, 18, 19 de fevereiro no Hotel Dom Rafael Cerrito, em Santa Maria – RS.

Reunião RGE Sul e Comissão de Seleção: 17 de março.

Premiação final: 07 de abril.