music-1405097_1280

Conheça as Hashtags: #FazGenteBrilhar

#FazGenteBrilhar

Um projeto #FazGenteBrilhar quando oferece às pessoas da região oportunidades de acesso a linguagens e repertórios artísticos e culturais. Ou quando valoriza a identidade e a memória locais, inclusive assegurando a grupos excluídos ou minoritários o direito de se expressarem plenamente conforme suas próprias escolhas.

Explore a sua ideia!

Tentar responder estas perguntas vai te ajudar a pensar como criar um projeto que #FazGenteBrilhar.

• O que seu projeto propõe para aumentar a prática artística na comunidade?

• De que forma as pessoas participam? Como espectadoras? Como criadoras? Como aprendizes?

• Que tipo de acesso o seu projeto oferece? Linguagens, conteúdos, repertórios? Elas têm contato com algo que não seria possível sem o seu empreendimento? De que forma? Que diferença esse acesso faz na vida das pessoas?

• A sua ideia propõe resgatar, recuperar ou preservar o patrimônio imaterial local (tradições, lendas, crenças, saberes e fazeres)? Trata de questões como identidade, memória e modos de vida?

• Educa por meio de atividades criativas? Aprendizes são estimulados a se expressar como autores? Desenvolvem uma produção estética própria?

• Defende o direito de expressão cultural de minorias ou grupos de exclusão? Combate preconceitos (racial, religioso, gênero, orientação sexual, idosos etc.)?

• Oferece acessibilidade cultural para pessoas com deficiência?

Nunca ouviu falar em algum dos conceitos mencionados? Use os links abaixo para explorar um pouco mais e invente o seu próprio jeito de colocá-los em prática.

Democratização e acesso à cultura:

http://www.blogacesso.com.br/?p=63

Desenvolvimento humano e liberdade cultural:

http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=712:reportagens-materias&Itemid=39

http://www.undp.org/content/brazil/pt/home/library/relatorios-de-desenvolvimento-humano/relatorio-do-desenvolvimento-humano-20004.html

Arte e aprendizagem:

http://www.socioculturalemrede.com.br/2011/08/17/arte-e-a-construcao-de-um-novo-tipo-de-aprendizagem-por-maria-benites/

(estudo de caso) http://www.socioculturalemrede.com.br/2011/08/11/brincaturas-e-teatrices-na-casa-de-ensaio-um-pontinho-de-cultura-por-lais-doria/

Acessibilidade cultural:

http://www.blogacesso.com.br/?p=8141