bomprahackear

Conheça as Hashtags: #BomPraHackear

A partir de hoje, o blog do Prêmio Empreendedor Cultural vai falar um pouco mais sobre cada umas das seis hashtags de inovação que estamos propondo nesta edição. Se o seu projeto se aplica a uma ou mais hashtags ele é muito bem-vindo.

#BomPraHackear

Um projeto é #BomPraHackear quando consiste em uma ótima ideia. Quando tem algo de muito especial que inspira e inquieta outros empreendedores. Um jeito de fazer simples, inovador, de baixo custo e alta efetividade que possa ser descoberto, aprendido, modificado e reaplicado por transformadores de outras realidades.

Explore a sua ideia!

Tentar responder estas perguntas vai te ajudar a pensar como criar um projeto #BomPraHackear.

• A sua ideia prevê uma forma de ir registrando as lições aprendidas com a execução? Posteriormente você pretende disponibilizar estes registros para outras pessoas? Como?

• Graças ao seu projeto, pessoas da comunidade pesquisam formas de resolver problemas locais que as inquietam? Elas sistematizam conhecimento a partir de suas próprias práticas e experiências?

• O seu projeto é uma tecnologia social? Ou seja, para alcançar os propósitos do projeto você está usando métodos sistematizados de fácil aplicação? Você acredita que estes métodos possam ser aprendidos e adaptados por outros empreendedores em outros contextos?

• É um projeto de software livre e código aberto?

• A finalidade do projeto é justamente disponibilizar conteúdos em creative commons?

• O seu trabalho é uma referência importante para a sua comunidade? Já aconteceu de empreendedores locais seguirem os seus passos?

• Nenhuma das questões acima fez sentido para você, mas a sua ideia é tão original que vai acabar inspirando muita gente?

Nunca ouviu falar em algum dos conceitos mencionados? Use os links abaixo para explorar um pouco mais e invente o seu próprio jeito de colocá-los em prática!

Tecnologia social:

http://www.itsbrasil.org.br/conceito-de-tecnologia-social

Pesquisa-ação:

http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/viewFile/570/510

Sistematização de práticas sociais:

http://www.mobilizadores.org.br/entrevistas/sistematizacao-permite-reflexao-coletiva-sobre-praticas-sociais/

Código aberto:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Código_aberto

Software livre:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre_e_de_código_aberto